
Nota de esclarecimento e repúdio da Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui – ANCCA
A ANCCA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CORRESPONDENTES CAIXA AQUI, vem ESCLARECER e ao mesmo tempo REPUDIAR conteúdo veiculado na página https://www.portaltela.com/economia/mercado-financeiro/2025/02/26/loft-e-caixa-firmam-parceria-para-digitalizar-financiamento-imobiliario-no-brasil, o qual divulga que a LOFT e CAIXA firmaram parceria para operar financiamento imobiliário no Brasil, dando um enfoque que por meio desta, haveriam inúmeras vantagens se comparados o trabalho que hoje são prestados pela Rede Parceira de Correspondentes Caixa Aqui, os quais, pelo tom da notícia, sugere que estes se mostram “ineficientes” perto do que a LOFT pode oferecer.
A matéria é tendenciosa e passa a falsa ideia de que por meio da LOFT haveria redução do prazo médio para contratação, de 60 para cerca de 45 dias. Também dissemina contrainformação que através dela haveria redução nos custos operacionais com eliminação de documentos impressos e ampliaria a quantidade de financiamentos habitacionais.
Na verdade, a matéria está se referindo nada mais do que ao “Nato Digital” que se trata de uma ferramenta digital disponibilizada pela CAIXA a todos os Correspondentes Caixa Aqui, por meio da qual, elimina-se os documentos impressos e facilita as assinaturas, garantindo agilidade na tramitação.
Os CORRESPONDENTES CAIXA AQUI, já atuam com excelente agilidade, sendo comum assinatura de contratos com até 30 dias de tramitação, não geram custo para os clientes e estimulam o amplo relacionamento do cliente com a Instituição Financeira Caixa, concentrando nela a amplitude dos seus negócios, em vez de apenas utilizarem-se do financiamento.
Salientamos que, conforme constatado junto ao BACEN, a LOFT não é Correspondente Caixa, portanto, está divulgando informação inverídica e confundindo a sociedade com falsa conteúdo.
Destacamos que os CORRESPONDENTES CAIXA AQUI, no ano de 2024, foram responsáveis pela contratação de 147,5 bi em crédito imobiliário, volume que só não foi maior por conta de fatores relevantes e EXTERNOS como é o caso da limitação do FUNDING e observância as diretrizes do Acordo de Basileia.
De forma que nossa atuação também compreende serviços de home equity, levamos os produtos da CAIXA aos locais mais recônditos e longínquos do país e atuamos com maestria nos financiamentos de habitação de interesse social, público que necessita de atendimento diferenciado com acolhimento e orientação.
Portanto, é FALSA a ideia repassada pela matéria. A LOFT, que não é Correspondente bancária CAIXA, está se utilizando da ferramente “nato digital” da Caixa, para propagar enganadora eficiência como sua exclusividade, ao mesmo tempo que sugere ineficiência e inaptidão da rede parceira.
A ANCCA na Representação dos CORRESPONDENTES CAIXA AQUI de todo o BRASIL, REPUDIA o intento e reitera o apreço e respeito que tem pela parceria desenvolvida com a Caixa, tendo a plena compreensão que a SOCIEDADE é a maior beneficiária deste trabalho desempenhado pelos CCAs, sempre comprometidos com a excelência dos serviços prestados.
Brasília (DF), 27 de fevereiro de 2025.